Dietoterapia e o Colesterol

Patologias

Independentemente dos remédios que possa tomar, se a sua alimentação não for controlada por um especialista, jamais terá um colesterol de referência.

A dietoterapia ajuda a substituir as gorduras saturadas encontradas principalmente em alimentos de origem animal (Ex: carnes, gemas, leite integral, manteiga, queijos) pelas gorduras poliinsaturadas, encontradas em óleos vegetais (Ex: girassol, canola, soja, azeite, certos óleos de peixe).

O organismo não produz gorduras poliinsaturadas, pelo que estas devem ser obtidas através da alimentação, pois são fundamentais para o bom funcionamento do organismo e ajudam a reduzir o colesterol total, diminuindo os níveis de LDL e evitando, desta forma, o aparecimento das diversas patologias associadas ao “mau colesterol”.

Mau Colesterol

O que é o colesterol?

O colesterol é uma substância semelhante à gordura encontrada em todas as células do corpo. O organismo humano precisa de algum colesterol para funcionar correctamente. O corpo fabrica todo o colesterol que precisa. Colesterol também é encontrado em alguns alimentos. O corpo usa colesterol para fabricar hormônios, vitamiva D e substâncias que ajudam a digerir alimentos.

O sangue e colesterol, assim como a água e óleo, não se misturam. Para viajar na corrente sanguínea, o colesterol é levado em pequenos pacotes chamados lipoproteínas.

Essas lipoproteínas são feitas de gordura por dentro e proteína por fora. Existem 2 tipos de lipoproteínas que carregam colesterol no corpo: LDL e HDL.

LDL (Lipoproteína de Baixa Densidade) – Mau Colesterol

LDL refere-se à gama de partículas de lipoproteína, as quais carregam colesterol no sangue e pelo corpo para ser usado pelas células. É geralmente chamado de “mau colesterol” devido à relação de altos níveis de LDL e doença cardíaca.

De forma geral, LDL transporta colesterol e triglicerídeos de células e tecidos que produzem mais do que usam, para aqueles que necessitam.

Principais patologias associadas ao LDL:

  • Arteriosclerose;
  • Infarto do Miocárdio;
  • Ataque Cardíaco;
  • Doença Vascular.

Ter baixas concentrações de grandes partículas LDL é o padrão mais saudável.

HDL – Bom Colesterol

HDL forma uma classe de lipoproteínas de alta densidade que variam em tamanho e capacidade, e carregam colesterol dos tecidos do corpo para o fígado.

Uma vez que HDL pode remover o colesterol da ateroma dentro das artérias e transportá-lo de volta ao fígado para ser excretado, é chamado de “bom colesterol”.

Em constraste com o LDL, qualquer contido em partículas HDL serve de protecção para a saúde cardiovascular do organismo.