Menopausa vs Andropausa e a Dietoterapia

Patologias

Dietoterapia e Menopausa VS Andropausa

Nesta faixa etária, tanto as mulheres como os homens devem restringir colesterol e açúcar e comer alimentos com maior teor de sais minerais e vitaminas como os legumes em geral e as frutas.

Problemas que poderão surgir na menopausa / andropausa com maior risco de incidência nas pessoas que sofrem de obesidade:

  • Perda de memória e dificuldade de concentração;
  • Nervosismo;
  • Insónias;
  • Alterações de humor;
  • Osteoporose;
  • Diminuição do apetite sexual;
  • Queda de cabelo;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Hipertensão arterial;

A fim de evitar o aparecimento dos problemas mais comuns na menopausa / andropausa verifica-se uma importante necessidade de controlar o peso por intermédio de uma adequada intervenção dietética.

A dietoterapia não recorre a tratamentos por ingestão de drogas nomeadamente hormônios tiroidianos muito comuns nas fórmulas para emagrecimento mas que também aceleram a perda óssea.

Ao invés disso, através da dietoterapia a dietista elabora para cada situação um plano alimentar que esteja de acordo com as necessidades orgânicas tanto da mulher como do homem nessa faixa etária e, juntamente com adequados conselhos profissionais minimiza os sintomas provocados pela menopausa vs andropausa e evita o aparecimento dos problemas associados a essa nova etapa de vida.

Menopausa

A menopausa refere-se à última menstruação que marca o final da vida reprodutiva, havendo várias alterações hormonais, bioquímica e emocionais.

A menopausa não é uma doença, mas uma condição natural do corpo da mulher que pode ou não potencializar problemas de saúde, nomeadamente aumento de peso.

 

Andropausa

A andropausa ou “menopausa masculina” refere-se à etapa de vida do homem (com idade média de 55 anos) em que ocorre uma diminuição significativa da quantidade de testosterona no seu organismo. Essa redução, porém, não determina o fim do período fértil masculino, apenas reduz a produção de espermatozóides.

Vários sintomas incómodos, semelhantes aos das mulheres, podem surgir durante esse período, embora não se verifiquem tão facilmente porque são mais subtis.

Ao envelhecer, o ser humano sofre alterações metabólicas significativas, que devem ser acompanhadas pelos médicos.